psiquiatria infantil

image


QUEM É O PSIQUIATRA INFANTIL?
A psiquiatria infantil é a especialidade médica dedicada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais em crianças e adolescentes, nos quais estão inclusos o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista, depressão, ansiedade e transtornos de aprendizagem, transtorno de conduta, transtorno opositivo desafiador, entre outros.

 

QUANDO LEVAR UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE AO PSIQUIATRA?
Sempre que o pai desconfiar que algo diferente está acontecendo com o seu filho é hora de procurar ajuda especializada. Muitas vezes, por total falta de conhecimento, preconceito ou mesmo tempo, demoramos a tomar a atitude correta e procurar auxílio profissional.

A criança e o adolescente muitas vezes apresentam sinais de que algo está errado e os pais devem ficar atentos a algum destes sintomas. Isolamento frequente, episódios de tristeza ou choro frequente, falta de prazer nas brincadeiras, problemas de concentração, quebra no rendimento da escola, alterações de comportamento, irritabilidade, insônia, entre outros problemas podem ser amostras de que algo não vai muito bem.